O Portal do Norte do Paraná
Política

Polêmico projeto Escola Sem Partido será votado no Paraná

O projeto de lei nº 606/2016, que institui no sistema de ensino estadual o programa Escola Sem Partido, estará na pauta de votações da sessão plenária desta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Assinado pelo deputado Ricardo Arruda e pelo hoje deputado federal Felipe Francischini, ambos do PSL, o texto, que será votado em primeiro turno, prevê que cartazes sejam colocados nas escolas públicas e privadas do Paraná, determinando limites que não poderiam ser ultrapassados pelos educadores para evitar o “doutrinamento” por parte de professores em salas de aula.

O projeto também determina que o poder público não se envolverá no processo de amadurecimento sexual dos alunos, nem permitirá qualquer forma de dogmatismo ou proselitismo na abordagem das questões de gênero. A matéria ainda exige, entre outras questões, que os professores da rede pública estadual não promovam seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Ao tratar políticas, socioculturais e econômicas, o texto determina que professores apresentem aos alunos, de forma justa, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito do conteúdo apresentado em sala de aula.

“Trata-se de uma proposta importantíssima que visa dar um fim nas ideologias de gênero e partidária, que vêm atrapalhando as crianças e as famílias paranaenses. A educação piorou muito nos últimos anos. Nosso objetivo é cumprir a Constituição Federal, mas sem envolver ideologia, política e discussão de gênero na educação. Isto é um desrespeito”, relata Ricardo Arruda.

Contrários

Tramitando na Casa desde 2016, o projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em março do ano passado. Os contrários à matéria defendem que a proposta é inconstitucional, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná (OAB-PR), e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Com informações da assessoria/Alep

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Três indivíduos são detidos por roubo na cidade de Londrina

Lances para leilão de 200 veículos da frota do Estado começam na segunda-feira

Cobra News (User)

Lula retira embaixador do Brasil em Israel

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais