O Portal do Norte do Paraná
Policial

MP denuncia 18 empresários por fraude em licitações de uniforme escolar no Paraná

O Ministério Público (MP) no Paraná denunciou nesta quinta-feira (18) no âmbito da Operação Cartas Marcadas um grupo de empresários investigados por associação criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação. Segundo a acusação, os 18 envolvidos teriam constituído diversas empresas para participar de processos de concorrência com administrações municipais, relacionadas ao fornecimento de uniformes escolares.

Até o momento, foram identificados 17 municípios paranaenses e cinco estados nos quais o grupo participou de licitações. A denúncia (Autos: 0004867-44.2019.8.16.0165) foi entregue à Vara Criminal de Telêmaco Borba (PR).

De acordo com as investigações, as empresas, em sua maioria de fachada, pertenciam a pessoas ligadas entre si, por parentesco ou amizade, algumas inclusive com o mesmo representante, e violavam o sigilo, fraudando a concorrência.

Na prática, as empresas não tinham sequer indústria ou maquinário. Os crimes ocorreram entre os anos de 2015 e 2018, pelo menos.

Os réus são investigados no âmbito da Operação Cartas Marcadas, deflagrada em 9 de julho pelo Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) de Londrina e pela Promotoria de Justiça de Telêmaco Borba.

Naquele dia, foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão em cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso.

De acordo com o Ministério Público no Paraná, a denúncia é resultado da primeira parte das investigações. Documentos que foram apreendidos na deflagração da operação ainda estão sendo analisados, informou a Promotoria.

Por Estadão Conteúdo

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Motociclista vítima de acidente na PR-445 morava em Cambé

Cobra News (User)

Microsoft’s Surface App Shows Accessory Battery Levels

Admin Master

Polícia Federal prende ex-vereador Sidnei da Sorte de Centenário do Sul

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais