A Comissão de Cultura da Câmara aprovou na última quarta-feira (3) o projeto do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) que confere ao município de Arapongas o título de Capital Moveleira Nacional. A cidade, com 110 mil habitantes, é o maior polo moveleiro do País.
No projeto, que segue agora para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado destaca que a região de Arapongas concentra mais de 900 indústrias moveleiras, que geram cerca de 21 mil empregos.
“O polo de Arapongas detém 10% das exportações brasileiras de móveis, além de atingir 9,97% de participação no PIB de móveis no Brasil. A cada 100 peças mobiliárias fabricadas no país, 10 são fabricadas no município. A concessão do título de Capital Moveleira Nacional ao Município de Arapongas é, portanto, uma homenagem àqueles que centram sua inteligência e seus recursos na busca de sempre melhores resultados técnicos na produção desse importante e rico setor moveleiro, assim como à comunidade, que sempre prestigia o segmento”, destacou Rubens Bueno no projeto.
O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) lembra que Arapongas já é considera o maior polo moveleiro do País, mas ainda está faltando esta titularidade de reconhecimento oficial – ele acredita que o projeto será aprovado. “Este título é muito importante não somente para Arapongas como para o Paraná que também passa a ser beneficiado nacionalmente com a homenagem”, afirma.
Para Sérgio Onofre, o título de Capital Moveleira Nacional abre as portas para que o município consiga, junto ao governo federal, projetos de investimentos para as indústrias de móveis locais, visando a geração de emprego e renda.
Fonte: Tribuna do Norte/TN Online
Foto: Assessoria/PMA
Acompanhe essa e outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930