A Secretaria Municipal do Idoso, por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), promove diversas atividades nesta quinta-feira (27). Enquanto no CCI Norte haverá uma festa junina, das 13h30 às 16h30, o CCI Leste realiza, a partir das 14 horas, em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a continuidade da oficina de produção de sabão artesanal. Já no CCI Oeste, em parceria com a Unimed Londrina, será ofertada uma palestra sobre comunicação assertiva, pertencente à programação do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, também às 14 horas.
No CCI Norte, a festa junina contará com atrativos típicos deste evento que ocorre por todo o Brasil. O Centro de Convivência disponibilizará canjica, pipoca e quentão sem álcool para a confraternização. Os idosos interessados também podem levar um prato típico para compartilhar. Outro atrativo será uma quadrilha, ensaiada pelos próprios idosos durante todo o mês de junho e música ao vivo, apresentada pelo gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão, que mesclará músicas juninas com canções mais antigas. Não é necessário estar cadastrado no sistema do CCI para participar do evento, porém é preciso, necessariamente, ter mais de 60 anos e apresentar a carteirinha de idoso. O endereço do CCI Norte é Rua Luís Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília.
No evento do CCI Leste, os idosos terão mais um encontro referente à oficina de sabão e seus derivados, que é ministrada pelo professor do Departamento de Química da UTFPR, Fábio Cezar Ferreira. As oficinas tiveram início no mês passado e estão programadas para encerrar em abril de 2020, envolvendo um total de 30 participantes. Neste curso os idosos aprendem a fazer produtos como sabão, álcool e gel, sabonete líquido e detergente, tudo por meio da reciclagem de óleo de cozinha e utilização de alguns produtos químicos. Como a oficina faz parte de um curso que já teve início, não há mais como se inscrever. A sede fica localizada na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.
Já no CCI Oeste, cumprindo a programação do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, haverá uma palestra sobre comunicação assertiva, das 14h às 15h, ministrada pela assistente de sustentabilidade da Unimed, Aliny Marendaz. Este tipo de comunicação, segundo Aliny, se trata da capacidade de transmitir informações e dialogar com clareza, permitindo que mensagens expressas sejam compreendidas, integralmente, pelas partes envolvidas. “A comunicação assertiva é aquela efetiva, sem ruídos, compreendida de forma clara. O emissor e o receptor conseguem chegar a um consenso. A ideia é abordar esse tema nos relacionamentos, pois sabemos que precisamos disso para sobreviver. Interfere até no bem estar físico e emocional”, contou.
Para participar da palestra não é necessário efetuar inscrição prévia. Após o debate haverá atividades com os idosos relacionadas ao tema. Segundo Aliny, a palestra será tratada da maneira mais prática possível. “Vou tentar abordar o tema de uma forma bem lúdica. Levar conceitos de comunicação que se aplicarmos será de fácil compreensão. Quero abordar isso de uma maneira leve, dialogar bastante com eles, como um bate-papo”, explicou. O CCI Oeste fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.
Fonte: N.com
Foto: Vivian Honorato
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930