“É muito importante incentivar o esporte para pessoas com deficiência e garantir sua inclusão”. Assim afirmou o deputado Cobra Repórter nesta quinta-feira (20), na abertura da oitava edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), realizada no Ginásio de Esportes do Colégio Vicente Rijo, em Londrina, que contou com a presença do governador Ratinho Junior.
O evento é realizado pelo Governo do Estado e reúne 1.132 atletas de 50 cidades paranaenses. Como presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), Cobra Repórter ressaltou ainda a posição do Estado em relação ao esporte, especialmente o paradesportivo.
“É fundamental dar oportunidades, incentivar a pessoa com deficiência, visando sua inclusão e o esporte tem papel importante. O Estado do Paraná é um grande incentivador do esporte e do paraesporte. Parabéns ao governador Ratinho Junior pela postura e pode ter certeza que a Criai vai continuar buscando formas de apoio às pessoas com deficiência”, afirmou.
Durante a solenidade, o governador Ratinho Junior enfatizou o potencial do esporte para transformar a vida das pessoas. “A política do Governo do Estado é incentivar cada vez mais a prática esportiva não só para formar atletas, mas também bons cidadãos”, afirmou. “A prática esportiva traz muitos benefícios, especialmente para o desenvolvimento dos jovens, proporcionando qualidade de vida, saúde, disciplina e respeito ao próximo.”
Ele destacou a forte participação no Parajaps de delegações de todas as regiões do Paraná. “Esses eventos são importantes para motivar o esporte junto à população”, disse. Um dos avanços na edição deste ano é que todos os atletas estão hospedados em hotéis, com conforto e segurança. A determinação foi do governador e respondeu a uma preocupação que os envolvidos na realização dos Parajaps tinham.
OFICIAIS – No total, quase 2 mil pessoas participam do Parajaps, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. O Parajaps é uma competição de alto rendimento, com a presença de paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. Eles fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado, realizados pelo Governo do Paraná – Jogos Escolares (para estudantes), Jogos da Juventude (seleção dos municípios), Jogos Universitários e Jogos Abertos (para adultos de toda a comunidade).
MODALIDADES – A maior delegação do Parajaps em Londrina é a de Cascavel, com 237 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba vem em seguida, com 217 participantes, e Maringá, com 189 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.
São disputadas 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.