O Portal do Norte do Paraná
Região

Inscrições para cursos técnicos estão abertas na região

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está com inscrições abertas para uma série de cursos técnicos, com início no segundo semestre. São 11 mil vagas para 43 cursos técnicos, distribuídos em 137 instituições de ensino de 73 cidades do Paraná. Todos são gratuitos, com certificação emitida pela secretaria.

Em Apucarana, há vagas para sete diferentes áreas técnicas em cinco colégios da cidade. No Alberto Santos Dumont, é ofertado o técnico em Química; no colégio Manoel Ribas, o curso de Agropecuária; no colégio Heitor Furtado há vagas para o curso técnico em Segurança do Trabalho; já no colégio Padre José de Anchieta é ofertado o técnico em Edificações; e no colégio Cerávolo, há vagas para Enfermagem, Recursos Humanos e Transações Imobiliárias.

Em Ivaiporã, há três áreas técnicas disponíveis no colégio Barbosa Ferraz: Administração, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Manoel Ribas oferece os cursos técnicos em Enfermagem e Informática no colégio Professora Reni Gamper.

Em São João do Ivaí, há vagas para o curso técnico de Administração no colégio Arthur de Azevedo. Em Arapongas, há vagas para cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho no colégio Antônio Garcez de Novaes.

Os cursos técnicos englobam diversos eixos tecnológicos, de ambiente e saúde à produção cultural e design, passando por informação e comunicação, gestão e negócios, infraestrutura, entre outros. Eles são ofertados nas formas subsequentes – o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Os cursos subsequentes ao Ensino Médio são destinados a estudantes que já concluíram essa etapa de ensino. A duração varia de um a dois anos. Os cursos na modalidade Proeja, que duram três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto.

As inscrições devem ser feitas até 19 de junho, diretamente nas instituições que ofertam o curso pretendido. O interessado deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas junto com os seguintes documentos:

– fotocópia e original do RG e CPF;

– fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino;

– declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada;

– termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso;

– comprovante de renda familiar;

– e declaração de vacinação, para alunos de até 18 anos.

A abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados ao final do processo classificador. As aulas começam em 29 de julho.

Informações: TNOnline

Foto ilustrativa

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Criança de 8 anos morre após sofrer convulsão em escola de Londrina

Arrecadação de alimentos marcará comemorações do aniversário de 74 anos de Cambé

Cobra News (User)

Morador de Rolândia pede ajuda para colocar prótese em perna amputada

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais