O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sancionou duas leis em defesa e proteção dos animais. Uma delas inclui o Dia do Protetor de Animais no calendário de Comemorações Oficiais do Município. A outra altera a estrutura organizacional da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), para criar um setor de proteção animal.
O Dia do Protetor de Animais será comemorado anualmente no dia 10 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da proteção de animais para a saúde pública e para a preservação e promoção dos direitos dos animais. O projeto de lei é de autoria da vereadora Daniele Ziober. A data já era comemorada nacionalmente.
Por meio da lei nº 12.867/2019, acrescenta-se, na estrutura da SEMA, a Diretoria de Bem Estar Animal, a Gerência de Proteção Animal e a Gerência de Fauna. No primeiro momento, a estrutura contará com um diretor e dois gerentes, além de alguns fiscais, que deverão ser remanejados para o setor.
A população pode fazer denúncias de maus-tratos a animais entrando em contato com a SEMA pelo telefone (43) 3372-4771 ou pelo whatsapp (43) 9 9994 8677. A multa para quem maltrata animais pode variar de 50 a 100 milhões de reais, conforme estipulado pelo Código Ambiental Municipal.
Informações: N.Com
Foto ilustrativa/Pixabay
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930