Mais de duas mil encomendas foram apreendidas pela Receita Federal no Centro de Distribuição dos Correios de Londrina. A operação está sendo realizada nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). O número surpreendeu a própria equipe da Receita já que na normalidade são cerca de 300 itens apreendidos durante uma semana de trabalho nos Correios.
“Realmente esse é um número elevado, porque essa unidade concentra todas as remessas do Norte, Noroeste e parte do Centro do Estado. O volume acaba sendo bem superior ao que a gente costume ter nas outras operações”, afirmou Wagner Souza, auditor fiscal da Receita.
Os pacotes apreendidos foram avaliados em cerca de R$ 1 milhão. São vários tipos de objetos, como tapetes, tecidos, celulares, projetores, perfumes, entre outros. A maior parte veio do Paraguai. “Essas mercadorias são trazidas do Paraguai irregularmente, não é feita a importação e consequentemente não são pagos os tributos. Elas são revendidas na grande maioria por meio de sites de e-commerce. Isso gera uma concorrência desleal com empresas que estão regularmente estabelecidas no País”, explicou Souza.
Os objetos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal e os remetentes terão que dar esclarecimentos. Já os consumidores, ou seja, os destinatários devem entrar em contato diretamente com o vendedor para negociar o reembolso do valor da mercadoria não recebida.
Fonte: Portal Paiquerê
Foto: Divulgação/Receita Federal
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930