O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Estudantes da UFPR promovem manifestação contra o corte de gastos do governo Bolsonaro

Manifestação aconteceu em frente à Praça Santos Andrade, na noite de quarta-feira (8).

 

Estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram em frente à sede da instituição, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, realizando uma manifestação ontem (8) contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação, que impactarão em 30% os orçamentos das universidades públicas em todo o país.

No caso da UFPR, a verba será reduzida em R$ 48 milhões. De acordo com o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, a falta desse valor vai atingir diretamente despesas como consumo de água, energia, contratos de prestação de serviços e restaurantes universitários. A Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) também foi afetada pela decisão.

Em nota divulgada nesta semana, a Federal do Paraná ainda ressaltou a importância do investimento nas universidades federais para o desenvolvimento da sociedade e descreveu os rankings nacionais e internacionais em que se destacou.

Segundo a estudante de Filosofia de 18 anos, Ana Júlia Ribeiro, o projeto do atual governo federal ‘é acabar com o ensino público’. “O presidente tem um grande desconhecimento da vida acadêmica. Ele quer fazer uma desvalorização do pensamento crítico e dos setores da sociedade que mais conseguem criar argumentos contra o seu governo e sua questão da moralidade. É claramente uma maneira de nos silenciar”, disse em entrevista à Banda B.

“Na realidade, o projeto do presidente é fechar as universidade públicas. Com esses cortes, é impossível que consigamos funcionar no segundo semestre, o que vai aumentar o desemprego que já é grande no Brasil”, analisou.

 

 

Já um dos organizadores do evento, o estudante do terceiro ano de Pedagogia, Lucas Gracia, de 24 anos, afirmou que a classe acadêmica não irá se calar diante do que ele chama de ‘destruição da educação pública’.

“Esse movimento foi conclamado por estudantes da pedagogia, que estão paralisados para construir um calendário de lutas contra a precarização da universidade pública. Recentemente, tivemos um corte de 48 milhões que nos prejudica demais. Esse cenário surge para preparar uma privatização das universidades. Então, organizamos essa manifestação para mostrar que nós não aceitaremos essa destruição da educação”, acrescentou.

Os universitários se deslocaram da Praça Santos Andrade até a Praça Rui Barbosa, também no centro da cidade, caminhando com cartazes e placas com escritos de ‘Fora Bolsonaro’ e ‘Resistência da Educação’. A organização do evento estima que cerca de 5 mil pessoas tenham comparecido à manifestação.

Informações: Banda B

Fotos: Daniela Sevieri/Banda B

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Matrículas para a rede estadual começam nesta segunda-feira

Prefeito de Rolândia vai aguardar um eventual novo Decreto Estadual para tomar alguma nova medida

Homem entra em igreja e destrói imagem de Nossa Senhora Aparecida no Paraná

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais