O Instituto de Pesos e Medidas está fazendo a verificação dos radares fixos de Londrina. O trabalho teve início no último domingo (5) e até ontem (7) 13 pontos foram percorridos com 43 faixas de radares verificados. Segundo o gerente do IPEM em Londrina Marcelo Trautwein, todos os pontos foram aprovados.
“São feitas cinco verificações na velocidade máxima da via para saber se o equipamento está correto. Há uma tolerância de 5 km para mais ou para menos”, aponta Trautwein.
O trabalho de verificação de radares é realizado com um medidor de velocidade instalado num veículo oficial. Se houver uma grande divergência entre a velocidade medida pelo aparelho do Ipem e a assinalada pelo radar eletrônico, o radar é reprovado, e precisa passar por ajustes.
A verificação é feita a pedido da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O trabalho é feito anualmente por obrigação legal. “Eles precisam da nossa certificação para validar as multas”, contou.
O gerente aponta ainda que o trabalho teve início no final de semana e pelos pontos mais críticos para não atrapalhar o trânsito e também para dar mais segurança para os pedestres e motoristas. “Esta é a certificação que os radares estão fazendo a medição correta da velocidade dos veículos”.
Ano passado, nenhum dos equipamentos apresentou problemas. Por mês, são aplicadas, em média, 14 mil multas, segundo levantamento da CMTU. Dados do Placar do Trânsito apontam que, somente no primeiro bimestre deste ano, 11 pessoas morreram nas ruas da cidade e outras 689 se envolveram em ocorrências não fatais.
Fonte: Tarobá News
Foto ilustrativa
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930