O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Receita recebe Imposto de Renda de quem não entregou dentro do prazo

A Receita Federal do Brasil reabriu nesta quinta-feira (2) o recebimento das declarações de Imposto de Renda para os “atrasados”. Quem perdeu o prazo, que encerrou na terça-feira (30), e faz parte do grupo que deve prestar contas à Receita poderá regularizar a situação hoje.

Quem perder o prazo terá de desembolsar, no mínimo, R$ 165,74 de multa mais juros de mora de 1% ao mês. O valor máximo da multa será equivalente a 20% do imposto devido que for apurado na declaração, além dos juros. O próprio programa da Receita emite o Darf a ser recolhido e com data de vencimento. A multa mínima por atraso será aplicada inclusive no caso das declarações que não tenham de pagar o imposto.

Entreguei no prazo

De acordo com a Receita Federal, o número de declarações do Imposto de Renda enviadas no prazo correto foi de 30.677.080. O número total representa um crescimento de 4,8% em relação ao ano passado, quando 29.269.987 realizaram a entrega antes de o prazo encerrar.

A declaração podia ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Para aqueles que entregaram a declaração no prazo estabelecido, é possível checar em 24 horas se o documento foi processado. Caso ele já esteja na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – o que indica que a declaração não possui qualquer pendência.

A verificação deve ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal. No site, é gerado um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

Fonte: Massa News

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Todos os detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Maioria do TRE-PR vota contra cassação de Sergio Moro

Cobra News (User)

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Cobra News (User)

Bolsonaro pede para caminhoneiros não entrarem em greve a partir desta segunda (1)

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais