O Portal do Norte do Paraná
Região

79 alunos da Educação de Jovens e Adultos se formam em Londrina

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina realiza nesta quarta-feira (11) a cerimônia de formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os 79 formandos, oriundos de 37 escolas municipais, vão receber seus certificados referentes às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, com a presença de familiares, professores e gestores. A solenidade será realizada às 19h30, na Casa da Amizade de Londrina, situada na Avenida Harry Prochet, 1.025.

Na rede municipal de ensino, a EJA é ofertada em 33 escolas da área urbana, e outras seis unidades da zona rural. Dentre todas as turmas, apenas duas abordam as séries de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Fase II), sendo as demais elencadas como EJA Fase I. A idade mínima para ingressar é de 15 anos, e a maioria dos matriculados é de pessoas idosas.

Mais do que condensar o conteúdo acadêmico do ensino regular, a Educação de Jovens e Adultos possui características que a diferenciam. Uma delas é a conscientização do aluno para que ele desempenhe seu papel na sociedade de forma consciente e plena, já que muitos dos educandos da EJA trabalham, possuem família consolidada ou outras responsabilidades, e enfrentam limitações diárias por não saberem ler e escrever. Outro diferencial da EJA é a atuação dos profissionais para a permanência dos alunos até que concluam seus estudos, evitando a evasão escolar.

A coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação, Dilcéia Cardoso de Lima, frisou que, na Educação de Jovens e Adultos, os professores buscam garantir o direito à escolarização, que por diversos motivos foi negado a essas pessoas. “É nosso papel auxiliar nesse resgate, da melhor forma possível. Partimos com base no conhecimento que o educando nos traz, embasando os conteúdos nas vivências que ele tem, de forma muito mais individualizada. E para manter esse aluno, as aulas têm que ser muito criativas, contribuindo diretamente com a vida da pessoa, para motivá-la a não desistir”, ressaltou.

Dilcéia citou a relevância do certificado das Séries Iniciais para os educandos da EJA, por ser o primeiro diploma de muitos desses alunos. “Para eles, a formatura é a realização de um sonho, algo de extrema importância. E para nós, professores, formar esses alunos é um grande privilégio. São muitas as dificuldades que enfrentamos juntos, e que agora finalizam para essa fase inicial, mas sempre damos o incentivo para que eles continuem seus estudos, conquistando os próximos anos do Ensino Fundamental e Médio”, comentou.

Planejamento

Para o próximo ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação prevê a formação de 100 pessoas que iniciaram a EJA por intermédio do Mapeamento do Analfabetismo. “Com essa ferramenta, conseguimos detectar 576 pessoas analfabetas ou que não concluíram o Ensino Fundamental. Os professores contataram essas pessoas, visitaram, e conseguimos efetivar 100 matrículas. Outro resultado do Mapeamento é ampliação, com uma nova turma da EJA na Escola Municipal Leônidas Sobrino Porto”, adiantou Dilcéia.

E no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Norte, também serão abertas novas turmas da EJA, em 2020. “A documentação já está em andamento, e nossa expectativa é de abrir três turmas para atender a demanda. A lista de espera no CCI Norte está em 119 pessoas, e se não pudermos abrigar esses alunos no próprio CCI, utilizaremos a escola mais próxima”, comentou a coordenadora.

Informações: N.com

Foto ilustrativa

Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sanepar emite alerta e Rolândia pode ter rodízio no abastecimento de água, se a estiagem persistir

MEI’s: Apucarana liberou mais de R$1 milhão de microcréditos em 7 meses de 2023

Cobra News (User)

Idoso morre no volante e acaba batendo carro

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais