O Portal do Norte do Paraná
Região

700 carnês de IPTU foram devolvidos pelos Correios em Rolândia

O contribuinte que não tiver recebido o carnê em sua residência pode retirá-lo na prefeitura ou imprimir via internet

 

A Secretaria de Finanças de Rolândia comunica que 700 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 foram devolvidos pelos Correios. Ao todo, são 28.904 documentos, sendo 22.511 residenciais e 6.393 terrenos. Quem não recebeu tem dois caminhos para ter acesso ao documento: ir pessoalmente até o prédio da Prefeitura, retirar o carnê ou imprimir por meio do link, no site da Prefeitura – e clicar na aba IPTU e TAXAS, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero – constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê.

O pagamento da primeira parcela ou o pagamento em conta única tem o vencimento em 10 de abril. O pagamento à vista tem 15% de desconto. Para diferenciação, o carnê do IPTU territorial é verde e o predial é rosa.

O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O valor de 2019 teve um reajuste de 4,39%, equivalente à correção da inflação. O carnê de IPTU pode ser pago em qualquer Agência Bancária.

Para terrenos vazios, o contribuinte vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 57,41 referente a Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU mais a Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área).

Os carnês retirados através do site da Prefeitura deverão ser pagos na Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Correios e Lotéricas.

O setor de tributação da Prefeitura comunica que o contribuinte recebeu na capa do carnê do IPTU 2019 um aviso com os dizeres: “Proprietários de terrenos vazios serão notificados via diário oficial”. A Prefeitura não vai mais enviar cartas individuais para proprietários de terrenos com mato alto.

A medida é para que a população promova a limpeza de seus lotes com mais rapidez. Por outro lado, caso o contribuinte não realize a limpeza, a prefeitura vai efetuar a limpeza e será lançado o valor de capina mais multa em dívida ativa do município.

Os proprietários de terrenos serão notificados em publicação no Diário Oficial, que vai contemplar bairros e regiões da cidade. Após a publicação, o contribuinte vai ter dez dias para executar a limpeza. Dúvidas, procurar o setor de Fiscalização: 3255-8609.

Para outros esclarecimentos, basta procurar o setor de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no prédio da Prefeitura, ou ligar no telefone 3255-8600.

Informações: Prefeitura de Rolândia

 

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cambé: Secretaria de Trabalho abre vagas para cursos de maquiagem e de manicure

Covid-19: Londrina começa a agendar aplicação da dose reforço para idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos

Dado como morto, recém-nascido “ressuscita” no colo da mãe em Hospital de Colorado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais