O governador Ratinho Junior afirmou, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (8), que 47% dos presos do Paraná prestam algum tipo de serviço nas penitenciárias públicas. De acordo com Ratinho Junior, um dos compromissos do governo é proporcionar condições para que os detentos trabalhem e possam ser ressocializados quando saem do sistema prisional.
A entrevista foi concedida no Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando o governador entregou equipamentos como armas, rádios comunicadores e veículos de escolta ao Depen (Departamento Penitenciário do Paraná). O objetivo é equipar e modernizar o sistema prisional do Estado.
Ratinho Junior também anunciou a construção de 12 novas penitenciárias em todo o estado, o que vai desafogar as delegacias que hoje abrigam um grande número de detentos por falta de espaço nas unidades prisionais. Segundo o governador, o investimento em equipamentos e obras na área chega a mais de R$ 20 milhões, em recursos do Ministério da Justiça.
Ouça a entrevista de Ratinho Junior:
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) participou da entrega no Palácio Iguaçu e destacou a importância desse reforço na segurança por meio do armamento dos agentes penitenciários e o apoio de novas viaturas.
Cobra Repórter relembrou os recentes confrontos entre policiais e bandidos na região norte do Estado, que segundo ele, apontam para uma necessidade de armamento dos agentes. “O governo está cumprindo com a promessa que fez em campanha, de fazer uma segurança pública mais eficaz. O armamento é fundamental para os agentes penitenciários”, afirma o deputado.
Ouça a entrevista do deputado Cobra Repórter:
Texto: Daiane Valentin (colaboração da equipe de jornalismo da Rádio Cultura)
Foto: Leocadio Miranda/Depen
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930